O objetivo geral do projeto é a formação de municípios do futuro com vida e moradia digna - Cidades onde os habitantes gostam de morar e onde os deslocamentos individuais no cotidiano e nos momentos de diversão são agradáveis e seguros.
Cidades com qualidade de vida de mobilidade são caracterizadas não apenas pelo alto grau de acessibilidade para toda a população, mas também proporcionam especialmente condições ideais para a mobilidade, abastecimento e recreação local. Mobilidade local significa mobilidade individual não-motorizada na vizinhança, preferencialmente de bicicleta, a pé, mas também por outros modos de transporte (como patins, skates etc.), ou seja, “Amigo da Bicicleta” e mais.
Obviamente, dentro do grupo dos meios não-motorizados, a bicicleta possui o maior raio de ação e o maior potencial de substituir viagens curtas de carro. Hoje quase a metade de todos os deslocamentos de automóvel não passam dos cinco quilômetros no perímetro urbano. E isso é o ponto de abordagem estratégica para incentivar o uso da bicicleta, ou seja, a mudança do automóvel para a bicicleta. Particularmente o trânsito motorizado de curtas distâncias é o problema principal de muitas cidades. Uma proporção maior de viagens feitas por bicicleta alivia a situação do trânsito e também cria espaço para o restante tráfego de automóveis, o que é essencial para a acessibilidade e o funcionamento econômico de uma cidade.
Um “Município Amigo da Bicicleta” (MAB), portanto não incentiva apenas o uso da bicicleta como meio de transporte, mas torna-se também cidade-modelo para uma sociedade sustentável com uma mobilidade ecologicamente correta. Um MAB apóia medidas que fortaleçam a cidade como lugar de moradia feliz – amigo da bicicleta e muito mais.
Cidades com qualidade de vida de mobilidade são caracterizadas não apenas pelo alto grau de acessibilidade para toda a população, mas também proporcionam especialmente condições ideais para a mobilidade, abastecimento e recreação local. Mobilidade local significa mobilidade individual não-motorizada na vizinhança, preferencialmente de bicicleta, a pé, mas também por outros modos de transporte (como patins, skates etc.), ou seja, “Amigo da Bicicleta” e mais.
Obviamente, dentro do grupo dos meios não-motorizados, a bicicleta possui o maior raio de ação e o maior potencial de substituir viagens curtas de carro. Hoje quase a metade de todos os deslocamentos de automóvel não passam dos cinco quilômetros no perímetro urbano. E isso é o ponto de abordagem estratégica para incentivar o uso da bicicleta, ou seja, a mudança do automóvel para a bicicleta. Particularmente o trânsito motorizado de curtas distâncias é o problema principal de muitas cidades. Uma proporção maior de viagens feitas por bicicleta alivia a situação do trânsito e também cria espaço para o restante tráfego de automóveis, o que é essencial para a acessibilidade e o funcionamento econômico de uma cidade.
Um “Município Amigo da Bicicleta” (MAB), portanto não incentiva apenas o uso da bicicleta como meio de transporte, mas torna-se também cidade-modelo para uma sociedade sustentável com uma mobilidade ecologicamente correta. Um MAB apóia medidas que fortaleçam a cidade como lugar de moradia feliz – amigo da bicicleta e muito mais.