Elaboração de Circuitos de Cicloturismo Assistido

O cicloturismo é uma modalidade turística bastante difundida na Europa, e também no Brasil há cada vez mais pessoas que escolham esta forma na busca de um descanso mais perto à natureza.
O projeto de elaboração de um Circuito de Cicloturismo Assistido é uma proposta de roteiro a ser seguido por turistas que usam a bicicleta como meio de locomoção, no qual são instaladas algumas infra-estruturas de apoio.
Os ciclistas têm a liberdade de escolher qualquer caminho, mas sentir-se-ão atraídos por aqueles que oferecerem infra-estrutura adequada, boas condições e por aqueles reconhecidos e divulgados, seja por outros cicloturistas ou por demais meios.
Um Circuito de Cicloturismo contará com um mapa contendo orientações do roteiro a ser seguido, informações sobre as distâncias e condições do caminho, além da indicação de atrativos turísticos e de estruturas de apoio e de recepção aos viajantes.
O projeto visa então a exploração, criação e/ou melhoria da infra-estrutura receptiva e organizada para cicloturistas brasileiros e estrangeiros através da conscientização dos prestadores de serviços turísticos receptivos (hotéis, pensões, albergues, camping, restaurantes, pontos turísticos, oficinas mecânicas especializadas e outros) sobre as vantagens financeiras e ambientais do atendimento diferenciado ao cicloturista. Posteriormente haverá divulgação de material impresso e na internet.
Seja por um ou mais municípios, elaborando seu Circuito de Cicloturismo, os municípios estarão atraindo turistas ciclistas, mas também poderão despertar o interesse de demais turistas em busca das belezas cênicas e culturais da cidade.
O projeto ainda faz sua parte para a geração local de renda e emprego, o fortalecimento da economia e do turismo sustentável de uma região, e coloca o município nos roteiros de cicloturismo com divulgação (inter)nacional, o que se refletirá numa imagem extremamente positiva em termos ecológicos. Além demais, as mudanças infra-estruturais no município beneficiarão toda a população.